Se ja foi feito alinhamento e cambagem e seu carro ainda come pneu, preste atenção nesta história.
Toda história tem um ângulo, e esta não é excessão. Neste caso, nós estamos olhando para um dos ângulos de alinhamento de rodas fundamentais: Caster.
Caster é definido como inclinação do eixo de direção como visto de lado para frente (negativo) ou para trás (positivo). Caster é medido em graus a partir de uma linha imaginária perpendicular (90 graus) para a superfície da estrada. Caster Zero seria uma linha reta de cima e para baixo.
Quando as rodas são viradas para os lados, elas se movem no eixo do pivôt de direção. Em veículos com suspensões de braço curto prazo (SLA), o eixo de direção é a linha entre os pivôt superior e inferiores. Em veículos com MacPherson, o eixo de direção é a linha do pivôt inferior para o topo da haste de escora onde se acopla à bandeja superior de escoramento. Pense em Caster como a linha de eixo, no qual as rodas se movem quando elas são esterçadas. Se a linha é perfeita para cima e para baixo (zero caster), as rodas não vão se inclinar para os lados como persianas em uma moldura da janela. Em outras palavras, elas não vão se inclinar de dentro para fora ou vice-versa.
Enquanto o eixo de direção de cima e para baixo tem zero de Caster, as rodas dianteiras e pneus permanecerão perpendiculares à superfície da estrada, mesmo quando as rodas são viradas para os lados. Isto proporciona um contato máximo entre o piso ea estrada.
Se o eixo de Cáster élevemente inclinado para trás (caster positivo), fará as rodas se inclinarem um pouco quando elas são viradas. Caster positivo faz com que o topo da roda interior se incline para fora, criando variações da roda para fora, e faz o topo da roda exterior se inclinar para dentro à medida que se faz a curva. O efeito é algo como inclinando-se em uma volta de bicicleta. É o que realmente ajuda o veículo virar melhor, deslocando o peso para a borda exterior do pneu interior a borda interior do pneu exterior.
Há mais. Adicionando Caster faz com que as rodas levantem a suspensão ligeiramente à medida que dirigir. Isso ocorre porque caster positivo faz com que o eixo da roda interior se incline para dentro ao dirigir, e o eixo externo inclinar-se para fora. O efeito líquido é que ela aumenta esforço de direção, mas também utiliza o peso do veículo para empurrar as rodas de volta para a posição em linha reta após fazer uma curva. Em outras palavras, ele melhora o retorno de direção e estabilidade da direção - especialmente em altas velocidades.
Aumento da inclinação do eixo de direção para trás alguns graus também produz um "efeito Caster" que melhora a estabilidade da direção. Os Casters dianteiros em um carrinho de compras do supermercado são compensados um pouco para que elas sejam auto-centramento, ou seja, quando você empurra o carrinho de supermercado para a frente as rodas facilmente ficam em linha reta. Isto ocorre porque os eixos das rodas são compensadas ligeiramente para trás, colocando a carga do carrinho de compras ligeiramente à frente dos eixos. A mesma coisa acontece em um veículo com caster positivo. Se a linha através do eixo de direção é prorrogado até o que toca na estrada, o ponto de contato será ligeiramente à frente do centro da banda de rodagem do pneu. Isso produz um "efeito Caster" que melhora a estabilidade.
A maioria dos veículos têm uma certo valor de caster positivo para fornecer o rápido retorno de direção e estabilidade em alta velocidade. A maior inclinação do eixo de direção para trás apenas alguns graus faz uma grande diferença na maneira como o veículo se comporta em altas velocidades. Na maioria dos veículos, é necessário apenas 1 a 3 graus de caster para alcançar o efeito desejado. Mas em alguns sedãs europeus e carros de desempenho, ajustes maiores são usados para melhorar a dirigibilidade em alta velocidade . Mercedes-Benz, por exemplo, especifica até 10 a 11 graus de caster positivo para muitos dos seus modelos. BMW normalmente tém 8 a 9 graus de caster positivo. Um Chevrolet Corvette, por comparação, pode ter uma especificação de 5 e 1/2 a 6 graus de caster positivo.
Mas muito de uma coisa boa pode ser contraproducente. Caster muito positivo pode fazer a direção ficar pesada e dura, que é exatamente o oposto de como um carro de boa digiribilidade deve ser. Caster muito negativo aumenta a dureza da direção, que pode ser bom para um piloto de corridas, mas não para sua mãe.
Assim, os engenheiros de suspensão definem um ângulo de caster que oferece o melhor compromisso de estabilidade de direção, menor esforço de direção e retorno da direção para uma determinada aplicação de veículo. É por isso que você vai encontrar diferenças significativas nas especificações ângulo caster por ano, marca e modelo do veículo.
Efeitos sobre o desgaste dos pneus
O Caster é um ângulo complexo porque não afeta o desgaste do pneu diretamente, mas sim indiretamente devido à influência de caster ao fazer curvas (a inclinação para dentro ou para fora das rodas ao fazer curvas).
A inclinação do eixo de direção faz com que o alinhamento cambagem mude quando as rodas são direcionais( dianteiras). Isso é chamado de "rolo camber." Caster faz com que os pneus se inclinem para um lado quando virar, o que pode acelerar o desgaste interno dos pneus, especialmente se o veículo é conduzido de maneira não muito suave.
Cruzamento de caster - Tendência do Caster
Como regra, os ângulos de caster devem normalmente ter meio grau de diferença do outro lado-a-lado. Se houver uma diferença maior em ângulos Caster , a direção do veículo pode puxar para o lado do Caster pelo menos positivo, ou o Caster mais negativo.
Como regra, os ângulos de caster devem normalmente ter meio grau de diferença do outro lado-a-lado. Se houver uma diferença maior em ângulos Caster , a direção do veículo pode puxar para o lado do Caster pelo menos positivo, ou o Caster mais negativo.
Este efeito pode às vezes ser bem aproveitados para contrariar a tendência natural de um veículo à deriva em direção ao ombro em estradas com muita caída (o centro da estrada é muitas vezes maior do que os lados para promover a boa drenagem).Reduzir Caster de meio grau mais ou menos na roda do motorista do lado, ou a adição de meio grau mais ou menos de Caster para a roda do lado do passageiro, pode ajudar a dirigir um veículo reto, se for conduzido com freqüência em estradas com grande caídas laterais. Mas isso não é aconselhado para um veículo que passa a maior parte de seu tempo no trânsito da cidade.
Desalinhamento
O ângulo de Caster é definido pela posição do pivô inferior ao pivôt superior, dependendo do tipo de suspensão. Consequentemente, qualquer diferença de ângulo neste eixo irá afetar o Caster.
O ângulo de Caster é definido pela posição do pivô inferior ao pivôt superior, dependendo do tipo de suspensão. Consequentemente, qualquer diferença de ângulo neste eixo irá afetar o Caster.
Caster desalinhado pode ser causado pelo mesmo tipo de problemas que causam o desalinhamento da cambagem: um eixo torto, braço de direção torto ou desgastado, pivô ou buchas gastas, molas fracas ou quebradas. Se o caster estiver fora das especificações, você deve inspecionar cuidadosamente a suspensão por peças gastas ou danificadas.
Altura do solo também pode afetar o Caster
Sobrecarga de um veículo pode alterar a altura de até vários centímetros, o que pode aumentar medidas de Caster em até um grau ou mais. Levantando-se a suspensão de um veículo ou rebaixando terá o efeito de modificar medidas do ângulo Caster. Isto pode contribuir para um problema de direção, como instabilidade ou de retorno de direção pobre. É por isso altura do solo deve sempre ser medida antes de verificar o alinhamento da roda.
Sobrecarga de um veículo pode alterar a altura de até vários centímetros, o que pode aumentar medidas de Caster em até um grau ou mais. Levantando-se a suspensão de um veículo ou rebaixando terá o efeito de modificar medidas do ângulo Caster. Isto pode contribuir para um problema de direção, como instabilidade ou de retorno de direção pobre. É por isso altura do solo deve sempre ser medida antes de verificar o alinhamento da roda.
Se altura em relação ao solo é abaixo das especificações, molas fracas devem ser substituídas. Seria recomendado molas de taxa variável para substituição, molas de ar, amortecedores de sobrecarga ou de choques para ajudar quem puxa reboques ou transporta carga mais pesada do que o normal .
Alinhamento Caster
Caster é aumentada movendo o suporte de braço superior da articulação conjunta ou pivôt inferior para atrás ou para a frente.Caster diminui, movendo a suporte de braço superior da articulação conjunta ou pivôt inferior para a frente ou para trás.
Caster é aumentada movendo o suporte de braço superior da articulação conjunta ou pivôt inferior para atrás ou para a frente.Caster diminui, movendo a suporte de braço superior da articulação conjunta ou pivôt inferior para a frente ou para trás.
Na maioria dos veículos com suspensões de SLA, o braço de controle superior é aquele que fornece os ajustes de alinhamento (normalmente com calços, buchas de offset ou excêntricos). Em veículos com suspensões de braço, pode não haver um ajuste de fábrica para Caster nao sistema de escoras superiores, braços de controle inferiores ou varetas menores de braço.
Se o Caster estiver fora das especificações e não há ajustes disponíveis de fábrica, você pode instalar um kit de ajuste camber / caster se estiver disponível para o veículo em questão. Placas de ajuste para montagens de escoras superiores normalmente requerem alguma perfuração e corte para instalar, mas vai lhe dar até vários graus de ajuste.
Se o Caster estiver fora das especificações, porque um suporte está torto , substitua o suporte. Embora existam ferramentas que permitem fazer até vários graus de "correção" dobrando o suporte, a maioria dos especialistas não recomendam dobrar porque pode enfraquecer a peça.
Não desperdice seu tempo tentando corrigir um problema caster se o veículo tem peças gastas ou danificadas. Substitua as peças, e, em seguida, realinhe as rodas. As peças gastas não terá um alinhamento preciso, se for tanto camber como caster.
A maioria dos especialistas recomenda uma verificação de alinhamento anual, ou verificar o alinhamento das rodas e pneus forem substituídos. Mesmo os novos veículos podem se beneficiar de uma verificação de alinhamento se as rodas não foram devidamente ajustadas na fábrica. Algumas especificações de fábrica permitem um vasto leque de configurações que podem fornecer menor desgaste de pneu e características de dirigibilidade ideais, dependendo de como o veículo é conduzido.Pode-se definir configurações para o "preferido" ou configurações médias de Caster normalmente dão os melhores resultados.
Muito esclarecedora essa materia. Parabens!!😀
ResponderExcluir...apenas uma duvida...
O carro vai tender a puxar mais para o lado que o caster estiver mais positivo ou negativo?
A direção sempre puxa para o lado que estiver com o ângulo de cáster menor (que pode ser o que estiver menos positivo ou o que estiver mais negativo).
ResponderExcluirOlá Ressucitando a matéria! O angulo caster da roda dianteira de um veículo de tração traseira deve ser negativo?
ResponderExcluirOlá Ressucitando a matéria! O angulo caster da roda dianteira de um veículo de tração traseira deve ser negativo?
ResponderExcluirNas lojas de alinhamento oferecem o serviço de ajuste do ângulo do caster usando macaco hidráulico de cambagem, procede está alternativa de correção?
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